23 de mai. de 2009

O valor da leitura no Brasil

Como criar cidadãos intelectuais e bem sucedidos num país como o Brasil, onde a pobreza promove uma miséria educacional, cultural e intelectual? Claro! Construindo parques comunitários, centros esportivos e fornecendo uma ajuda financeira básica as famílias necessitadas. Errado! Essa é uma visão extremamente brasileira para a solução de um problema tão grave e esquecido por aqui: a fome de saber, conhecer e criticar. Mais simples e barato que criar todas essas parafernálias eleitoreiras é incentivar e promover a leitura como forma de esboçar um futuro promissor.Alguns dias atrás, estava em uma livraria conferindo os lançamentos literários quando notei, na repartição infantil, algumas crianças lendo e um pai explicando uma história para sua filha, que ouvia atentamente a empolgante explanação. Esse é um dos “truques” utilizados pela classe alta para, desde bem cedo, deixar para seus filhos esta herança preciosa. Enquanto a classe baixa pensa, equivocadamente, que a única coisa proveitosa que podem deixar para seus descendentes é uma poupança rechonchuda no banco. Valores “invisíveis” e que mostram resultados à longo prazo são rejeitados.A classe considerada pobre tem os passa-tempos dos ricos como cultura, aquilo que proporciona interação social. Um exemplo disso é o desespero que uma família de baixa renda tem para comprar o popularmente e absurdamente intitulado “o PC da família”, que passa a imagem de solução para todas as deficiências culturais, literárias e educacionais, ridículo. Segundo uma pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) realizada entre 29 de novembro à 14 de dezembro de 2007 foi constatado que, 55% da população entrevistada são leitores, enquanto 45% foram considerados não-leitores. A pesquisa ainda aponta que o brasileiro le, em média 4,7 livros por ano, número um tanto baixo se comparado ao de países como a França, onde cada habitante le, em média 7 livros anualmente.A leitura no Brasil ainda é controlada por governantes que não desejam que as pessoas se tornem seres pensantes, capazes de buscar esclarecimentos, exigir e conquistar seus direitos, e, os vitimados, mais uma vez, são os pobres, eternos pagadores de patos da péssima política de nosso país. É algo relativo, leia e cresça, não leia e seja escravo dos que leem.
Lucas Fernando

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bruno R.Ramos disse...

    O Lucas disse tudo. Eu, de minha parte, há muito tempo, decidi "fazer a hora acontecer". Como parte integrante da sociedade, vi o incentivo à leitura como uma obrigação de todos nós. Beneficiário da presença do livro em minha própria vida, vi nele uma oportunidade de mudança real e transformação da realidade de exclusão. Somos todos vítimas das nossas próprias escolhas. O livro está por aí... Precisamos ir até ele... Primeiro, façamos dele nosso lazer... Contudo a partir, como cidadãos adultos, parceiros da mudança social, encaro que devamos desenvolver políticas de ditribuição para os setores mais carentes da sociedade, mais do que tudo, então, ler e fazer oportunizar a leitura ao outro é também um dever pátrio.
    Já bem dizia Monteiro Lobato "Uma nação se faz com homens e livros". Acredito que todos podemos em pequenas iniciativas fazer acontecer a leitura. Em meu projeto, dou o primeiro passo, a contrapartida. A sociedade que responda com a sua contribuição, pois somos todos responsáveis por cada passo rumo a soberania do país; e esta não se alcançada por meio de um povo iletrado ou semi-albetizado. Tenho dito

    Bruno Resende Ramos
    Projeto Nova Coletânea
    http:www.novacoletanea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ah incrivel concordo em numero e grau , mas pra fazer uma mudança total no sistema vai ser dificil demais, os valores mudaram

    ResponderExcluir
  4. é bem facil é só fazer livros mais baratos...

    em vez de investir em esporte... invistam em atividade inteletual... patrocinando para vê se barateia um pouco..

    hehehe

    obrigado pela visita...
    xD

    http://thierre-januth.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Seu texto é perfeito, é um retrato da realidade do Brasil.
    Infelizmente os governantes não tem interesse que o povo adquira conhecimento e cultura pois se isso acontecer os programas eleitoreiros não darão votos.
    O incentivo a aquisição de computadores é excelente para os governantes porque eles sabem que a maioria não irá buscar a informação e sim procurar jogs, sites pornôs, copiar textos e entregar, mesmo sem ler, como trabalho de escola. Assim os programas eleitoreiros continuam rendendo um votinho aqui outro ali e o povo na ignorância.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu post, se conseguirmos fazer as pessoas pensarem como nós, quem sabe conseguiremos um pais mais inteligente.

    Passe no meu blog e confira os livros que já lí.
    http://aindamaisestorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Essa semana mesmo estava num shopping passando em frente a uma livraria, eis que uma garotinha começa a entrar numa livraria e sua mãe diz "Vamos embora, menina, esse lugar é um porre!".

    Deu uma dor no coração.

    ResponderExcluir
  8. oi. gostei do seu blog!

    Vamos trocar links? Se vc aceitar deive recado no meu blog: designerbruno.blogspot.comflw!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Realmente é de cortar o coração essas estatísticas, porque sei que elas estão certas.
    Sou professora, dei aula por 4 anos e você não sabe como é triste ver uma criança chegar a 4a série sem saber ler e escrever.
    Decidi trocar de profissão, hoje sou uma problogger e me sinto mil vezes melhor assim.
    Quem sabe um dia os pais percebam o quanto a leitura faz bem.
    Eu leio cerca de 2 a 3 livros por semana e não consigo imaginar o que seria de meu cérebro sem eles.
    Parabéns pelo excelente texto.

    Desculpe ter removido o comentário acima, achei que ele não estava bem escrito.

    Caso queira visitar:
    http://www.informaticadesvendada.com

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Lucas!

    Olha, o teu blog me surpreendeu muito.

    Só por você não ser mais um entre a multidão dos que aprovam o assistencialismo, ganho uma seguidora.

    Infelizmente a 'política social' atual, não ensina as pessoas a penarem e, muito menos, a lutarem para adquirir conhecimento e a mudar de vida. O que vemos por aí são ações governamentais que estimulam o crescimento das famílias de baixa renda, apoiadas na visão de que 'quanto mai filhos, mais 'bolsas' e 'dinheiro fácil' elas terão.

    Puro engano!

    Parabéns por sua lucidez.

    Kiso

    ResponderExcluir
  12. Um fator importante é além de ter iniciativa pra começar a ler, ter paciencia pra terminar o livro, não ir ler o final do livro (como eu fazia quando pequena auhaiuha mas eu voltava a leitura pelo menos). Cansa insistir, devo parecer chata, tentando ser a mais legal possivel 'aah, e ai *-* leu o livro? ' resposta: aaah, não deu :/ SEMPRE. Mas vamos que vamos.
    Leio bastante, mesmo. Depois que comecei a trabalhar parei de ler totalmente.Eu que era acostumada me senti um pouco burra, sempre fico assim quando pauso um tempo longo de leitura diaria. Então decidi retomar, seu post é até como incentivo a mais. Semana passada comecei a ler de novo. Agora consigo conciliar trabalho,escola,leitura,passeios e tudo mais organizando numa aagenda, Foi o segredo pra mim. Indico os livros que leio pra outros, elogio, faço uma sinopse convincente, começam a ler, mas quem disse que terminam?
    Aqui fica o link do meu blog pra gente manter contato, beeijo! http://blogs.abril.com.br/tresporquatro

    ResponderExcluir
  13. A questão salta aos olhos e está bem embasada. O problema é que falta à família condições para destinar uma reserva financeira a esta sagrada parte da vida cultural dos filhos. Livro é caro. Mas porque os serviços que levam a esse preço não são subsidiados por quem deveria torná-los um direito. Ainda caminhamos, verdade, mas a passos lentos.

    ResponderExcluir
  14. Penso que uma das principais causas da falta de valor a leitura no Brasil seja a mídia. Afinal, por que motivo eu iria ler um livro se posso assistir a novela ou o big brother? O problema está no modo de pensar do brasileiro.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Lucas!
    Vc disse tudo. E mal sabem essas pessoas que um bom livro pode ser útil em tantas coisas na vida da gente... podem ensinar tanto!

    Quanto mais lemos, melhor escrevemos e melhor ainda nos expressamos. A leitura é uma excelente forma de exercitar a mente!

    Abraços!

    http://fluindolhar.blogspot.com/
    http://deixafluir.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. é a pura verdade...enquanto os governos gastam milhões (além de desviarem outros tantos milhões) para fazer a tal inclusão digital, poderiam muito bem gastar muuuuuuito menos e investir em LIVROS e ALFABETIZAÇÃO!
    É um absurdo um país com um índice de analfabetismo tão grande se preocupar mais com isso...

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    A leitura é a nossa salvação, isso é, se ainda existe alguma...
    Ótimo post
    Abraços
    Everaldo ygor

    ResponderExcluir
  18. Sempre que posso, divulgo a literatura e o hábito da leitura no meu Blog.
    Concordo com tudo o que você escreveu ...
    O futuro do país está adormecido nas páginas dos livros e somente encontraremos o caminho do desenvolvimento se o hábito de abrir essas páginas e lê-las for disseminado.

    ResponderExcluir
  19. Leitura realmente eh essencial para um país mais intelectual! Eu atualmente soh leio livros da faculdade... Deveria ler mais

    http://jokers.mimhospeda.com/

    ResponderExcluir
  20. Ler é fundamental para formação e fundamentação de idéias, ler educa, ler é conhecimento, o que não é interessante para nenhum governo.
    O interessante para políticas educacionais em geral é povo burro e ignorante, desde a base até a morte.
    Ler é hábito e cultura, mas dê um livro pra um jovem qqr e qual será a surpresa? Ele prefere BBB.

    ResponderExcluir
  21. Se puder, assista no Youtube ao vídeo "Ler deveria ser proibido".
    Blog super bacana hein rapaz!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  22. Muito contundete e crítico. Concordo com Você em tudo, e prometi a mim mesmo não comenter o erro que minha mãe cometeu comigo,a ex, não me dar livros(mesmo eu sendo "nerd") e me dá um pc aos 11 anos.

    Seria uma honra sua opinião aqui:
    "O Senado de Soleil" aqui você é o palhaço.
    www.bsproducao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obs: Não deixe spams, coloque seu nome linkando para seu site/blog.

 
BlogBlogs.Com.Br